Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Divulgada Carta de Princípios do Fórum de Comércio Eletrônico

    Foi divulgada hoje à tarde, na Procuradoria Geral da República, em Brasília, a Carta de Princípios do Fórum de Comércio Eletrônico. O documento tem o objetivo de colaborar para a criação de um quadro jurídico seguro para o comércio eletrônico no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do comércio eletrônico e o fortalecimento da confiança do consumidor e das demais partes envolvidas.

    Para o coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (3CCR), que trata de matéria relativa ao consumidor e ordem econômica, o subprocurador-geral da República Antonio Fonseca, a carta de princípios é bem flexível, mas mesmo sendo flexível, dá orientações nesse mercado que ainda é um mercado iniciante, embora vigoroso pelo volume de faturamento. Segundo ele, a carta vem dar um norte e isso é importante em um setor que não conta com uma legislação completa.

    O coordenador do Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e Comunicação da 3CCR, Luiz Costa, acredita que com a carta de princípios o consumidor vai ter um documento conceitual para entender melhor o que é o comércio eletrônico na internet e recomendações bem práticas com relação aos cuidados que ele tem que tomar no exercício dessa prática.

    O presidente do Comitê Gestor da Internet (CGI), que participou da elaboração da Carta de Princípios, Augusto Cesar Gadelha Vieira, ressalta que o comércio eletrônico sem dúvida é, hoje, uma atividade muito importante para a sociedade, mas precisamos criar mecanismos e princípios, o reconhecimento de valores, para que esse comercio eletrônico possa ser realizado sem que haja prejuízo para o consumidor e para o agente do comercio eletronico.

    Nivaldo Cleto, conselheiro do CGIm destacou que a Carta de Princípios é importante por criar uma referência para que a sociedade como um todo tenha uma referência na hora de utilizar os mecanismos do comércio eletrônico para dar mais segurança jurídica para o judiciário e para o consumidor quando realizar uma compra no comércio eletrônico.

    Os subprocuradores-gerais da República Brasilino Pereira dos Santos, Maria Caetana Cintra Santos, Aurélio Veiga Rios e a procuradora regional da República Valquíria Oliveira Quixadá Nunes também estiveram presentes no evento de divulgação da Carta de Princípios.

    Fórum do Comércio Eletrônico - Criado em fevereiro deste ano, é composto por representantes dos consumidores, das empresas, da governança da internet e do setor acadêmico e foi desenvolvido dentro das atividades Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e Comunicação da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Consumidor e Ordem Econômica).

    Visite o blog do Fórum do Comércio Eletrônico e conheça a íntegra da Carta de Princípios.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações699
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divulgada-carta-de-principios-do-forum-de-comercio-eletronico/2356879

    Informações relacionadas

    Donizete de Moura, Advogado
    Artigosano passado

    A proteção do Consumidor no Âmbito do Comercio Eletrônico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)